terça-feira, 7 de outubro de 2014

John Frusciante effects entrevistou Gee Rocha (Nx Zero)

A equipe do JF EFFECTS no Facebook, composta por Raphael Romanelli Andrade de Oliveira e Rodrigo Galafuz fez uma incrível entrevista com o guitarrista do Nx Zero Gee Rocha. Na entrevista, Gee falou sobre diversos temas, entre eles: o novo trabalho do NX Zero, equipamentos utilizados por ele, processo de composição, o atual cenário musical brasileiro, e é claro, a influência de John Frusciante em sua música. 

Vale a pena ver alguns trechos dessa entrevista publicada no site parceiro do nosso blog RHCP Brasil, o site Universo Frusciante, ao qual reflete o talento e generosidade desse grande músico brasileiro, um dos maiores nomes da nova geração da guitarra nacional e dono de um talento incrível. 


John Frusciante effects: Gee, em primeiro lugar, obrigado por nos conceder essa entrevista. Sou o Raphael de Andrade, dono da página John Frusciante effects, que administro juntamente com Rodrigo Galafuz. Temos um grupo da página no WhatsApp e, por diversas vezes, seu nome foi citado pelas pessoas do grupo como um dos maiores destaques no que se refere á guitarra e efeitos no cenário do rock nacional atual. Você se vê como um dos guitarristas com maior destaque atualmente?
Gee Rocha: Olha. Primeiramente, fico muito feliz por vocês terem um grupo tanto na internet como no Whats App no tema JOHN FRUSCIANTE e ver que meu nome é citado. Não me vejo ainda como um guitarrista com grande destaque. Mas posso falar abertamente pra vocês que não existe nada mais gostoso do que ser reconhecido pelo seu talento. Busco muito melhorar como guitarrista. Alias, nos últimos 2 anos, isso veio mais presente na minha vida. Hoje tento a cada dia me tornar um guitarrista melhor.


Recentemente foi liberado o novo single do NX Zero, "Uma Gota no Oceano". O que você utilizou para gravar sua parte e alcançar aquele timbre? O delay na introdução gera uma textura maravilhosa! 

Pow, que boa pergunta. Adoro falar disso. Na musica "Uma Gota no Oceano" Eu usei dois amplificadores ligados simultaneamente, definindo um timbre só entre os dois amplis. Um era o combo Fender Bass Man e o outro era um Orange Dual Terror. Especificamente nessa música, usei um Delay "Nova Delay" da Tc Eletronics com 20% de saída do EFEITO e um Cool Cat da Danelectro. No contexto geral da música, basicamente usei isso o tempo todo da musica. Em algumas partes usei outro "Nova Delay" com 45% de saida de efeito. 


Você já foi visto com muitas guitarras, mas de um tempo pra cá parece ter como guitarra principal apenas uma. É uma Fender Telecaster Deluxe '72? O que te levou a manter ela como principal?
Foto: Gee Rocha
Então. Na minha vida, sempre tive dificuldades pra achar a guitarra e meu timbre, meu amplificador. Enfim, na parte do NX Zero, toquei sempre com uma Gibson SG, por gostar muito do Angus Young. Depois fui para uma Condor, na qual na época ganhava patrocínio, e na época era bom pra mim. Depois pulei pra uma PRS, adorei a PRS, mas tive dificuldades com a pegada dela, que é ótima, mas pra mim não funcionava. Em seguida Gibson Les Paul. Fiquei um tempo na Gibson Les Paul, em especial a Custom e a Classic (amarela) que é very especial. E como o NX Zero toca bastante notas abertas e não  PowerCord ou Bicord, não sei o nome exato, enfim. Na época estava escutando muito Rolling Stones, e pensei, pow, poderia procurar uma Telecaster. E ai fui pra Los Angeles. E meu amigo Duayer estava junto nessa trip, e eu disse pra ele em uma loja de instrumentos musicais, que estava procurando uma Fender Telecaster. E ai, comecei a testar qualquer Fender. E assim fui testando umas Teles. Depois de um tempo, esse meu amigo Duayer me trouxe uma telecaster Deluxe 1974. E ae, foi apaixonante sentir o braço da guitarra. Em seguida, testei no mesmo Orange que uso no meu SET. Resumindo, a guitarra é muito versátil. Pra quem gosta de fazer som porrada, notas abertas, blues, enfim, ela é muito versátil. Sou apaixonado pela guitar. Tirando a parte que ela pesa muitos quilos. Hoje estou numa nova paixão pela guitarra SUHR Stratocaster. 


Foi postado no YouTube, recentemente, um vídeo do Gee Rocha tocando com a sua Suhr Stratocaster, para ver clique aqui!



Como funciona o processo de criação no NX Zero? São idéias preconcebidas antes de entrarem no estúdio ou elas são criadas através de jams como acontece no Red Hot Chili Peppers?

Sim, algumas fazemos em Jams. Mas na maioria das vezes, briso uma base num lugar qualquer, depois de um esboço gravado no celular, vou pra casa, gravo uma ideia de como poderia ser a música. Uma breve referência do que ela pode ser. Em seguida o Di escreve uma letra. E depois levamos pro estúdio e mudamos ela toda kkk.



Em "Em Comum", você e Fi alcançaram grandes timbres e que, na minha opinião, foi um amadurecimento completo do som do NX Zero - amadurecimento que já havia começado em "Sete Chaves", em 2009. O que podemos esperar do novo álbum?

Que legal que amadurecemos nos timbres. Muitas pessoas falam exatamente isso pra nos. Que bom. Depois que o NX Zero estorou nas grandes rádios e Tvs do Brasil, buscamos estudar ainda mais. Talvez pra nos levou muito tempo para uma evolução. Mas com certeza, eu acredito que o disco "Sete Chaves" foi o começo pra entender que poderíamos chegar em outros lugares com timbres diferentes. Depois veio o "Projeto Paralelo" que é um disco com vários Rappers e Djs e nos trouxe outra dimensão de onde poderíamos chegar na parte de composição musical. E em seguida o "Em Comum", que eu acredito que seja uma passagem pra esse Novo Disco. Nesse Novo Disco, que vai sair provavelmente quando estiver pronto rs, estamos tomando todos esses cuidados, tanto nos timbres, nos arranjos, nos riffs e nas letras. Com toda certeza, será o disco mais diferente que o NX Zero  fez.


Nos queríamos saber se John Frusciante exerce algum tipo de influência em suas criações ou no modo como toca.
Ultimamente sim. Eu conheci muito mais de John Frusciante nos últimos 8 meses. Vendo muitos e muitos vídeos no Youtube. Enfim. Ele é um guitarrista completo e PONTO. Pra mim o melhor. Ele chega em vários tipos de sons de guitarra. Ele pensa na musica de outro jeito. Um verdadeiro POETA. Tenho certeza que vocês podem falar muito melhor do que eu. 

Então, você é influenciado por John Frusciante em sua música?
Como eu disse. Nesse exato momento SIM. E muito, não  em arranjos de guitarra. Mas como pensar no que se diz MÚSICA.

Você tem alguma música, álbum e/ou show preferido na carreira John Frusciante e do Red Hot Chili Peppers?
Esse video define mais o que é John Frusciante para mim. Vocês já devem ter visto esse vídeo, mas vale a pena recordar:





Foto: Capricho

No final de setembro vi uma participação sua no show da banda "Dnaipes" tocando "Hoje o Céu Abriu" e fui atrás do som dos caras e curti bastante. Está rolando uma parceria para algo futuro ou foi apenas uma participação especial mesmo?

Sim. Conheci os caras quando eles vieram aqui em casa gravar um som deles, através de um amigo. E ae, acabei pirando nas composições, nas ideias das letras. E daí pra frente comecei a tentar de qualquer forma interagir com eles na música. Pela sintonia da banda, pelas ideias, tem tudo pra ser uma banda diferenciada no mercado nacional. Torço muito por isso. 


Agradecimento especial a Angelina, que tornou essa entrevista possível.



Entrevista feita por:

Siga a John Frusciante effects: www.facebook.com/jfeffects / Instagram: @jfeffects

Nenhum comentário:

Postar um comentário