domingo, 9 de julho de 2017

15 anos de lançamento do álbum "By The Way"


By the Way é o oitavo álbum de estúdio da banda Red Hot Chili Peppers. Foi lançado em 09 de julho de 2002 pela Warner Bros Records. Ele vendeu mais de 286.000 cópias na primeira semana, e chegou ao número dois no Billboard 200. Os singles do álbum foram "By the Way", "The Zephyr Song", "Can't Stop", "Dosed" e "Universally Speaking".

By the Way teve uma boa recepção da critica, e é reconhecido pelas canções melódicas e suaves. O álbum vendeu 1.8 milhões de cópias em sua primeira semana, sendo 281,948 cópias nos Estados Unidos. Ao total já vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo.

Escrita e composição
No álbum, John Frusciante teve uma grande participação em melodias com uma sonoridade emocional e comovente em toda a gravação. Também participou em grande parte do som do baixo, o que fez com que Flea achasse que seu poder na banda estivesse diminuindo. Kiedis foi influenciado musicalmente pelo amor e sua namorada. As músicas do álbum, como "By the Way", "I Could Die for You", "Dosed", "Warm Tape ", todas tiveram influência do amor. O tema das drogas também desempenhou um papel integral nas músicas escritas por Kiedis. Faixas como "This Is the Place"e "Don't Forget Me", expressam o seu desagrado intenso dos entorpecentes e os efeitos nocivos físicos e emocionais que lhe causaram. Ele referiu-se ao guitarrista Hillel Slovak em "This Is the Place", descrevendo como o uso de drogas o obrigou a faltar ao funeral: "On the day my best friend died/I could not get my copper clean". "Venice Queen" foi composta por Kiedis em homenagem a sua terapeuta Gloria Scott que ele conheceu durante uma reabilitação de drogas e que morreu logo depois que ele comprou-lhe uma casa em Venice Beach, Califórnia. Ele lamentou essa morte: "We all want to tell her/Tell her that we love her/Venice gets a queen/Best I've ever seen."

By the Way é diferente de estilos anteriores da banda, contendo mesmo assim algumas canções funk. "Can't Stop" e a faixa-título foram as únicas músicas com o antigo estilo do Red Hot Chili Peppers. Throw Away your Television continha uma linha de baixo orientada pelo funk, porém com influência de rock experimental, devido ao uso pesado de distorção ao longo do verso e refrão. "Cabron" é tocada inteiramente no violão e tem influências latinas."Tear" e "Warm Tape" foram mais baseadas no teclado do que na guitarra ou no baixo.

Lançamento
Sentindo extremamente confiante em seu álbum, o Red Hot Chili Peppers emitiu um comunicado dizendo que a música neste disco tem expandido seu espaço e os fez maiores. Chad Smith comentou que por sinal é um álbum muito dinâmico, rico e exuberante. Provavelmente, o melhor albúm da banda. A Warner Bros Records promoveu fortemente o álbum nos meses anteriores ao lançamento do disco em 2002, especialmente para o mercado online, a fim de orientar as pessoas não fizessem downloads ilegais. A gravadora implementou uma campanha de "Uma Canção Um Dia". Este programa, iniciado em 21 de junho, teve como objetivo exibir uma música por dia até que o álbum for lançado. Mais de 150 estações de rádio participaram da divulgação do material novo da banda, juntamente com a MTV, VH1 e o iTunes, bem como as empresas de telefonia celular.

By the Way foi lançado em CD e LP em 09 de julho de 2002, sob o selo da Warner Bros, vendendo 281.948 cópias nos Estados Unidos em sua primeira semana e 1,8 milhões em todo o mundo. Foi certificado ouro apenas alguns meses depois, em 26 de outubro de 2002. Cinco singles foram liberados a partir dele, dos quais a faixa-título "By the Way" foi o maior sucesso, alcançando a posição # 2 nas paradas do Reino Unido e # 1 na Billboard rock.

Capa do álbum 
Todas as direções pinturas, fotografia e arte é creditado ao Julian Schnabel e Red Hot Chili Peppers. A mulher na capa de By the Way é Stella Schnabel, filha de Julian Schnabel e então namorada de Frusciante. Ele também preparou a capa de singles do álbum.

Vale a pena ver os clipes lançados pela banda deste álbum:




Nenhum comentário:

Postar um comentário